terça-feira

EM MANUTENÇÃO!



Em breve estaremos de volta com novas matérias, textos, vídeos e muito mais! Um forte abraço e todos e todas...

Fonte imagem:
Google imagem

Sombra, ou sombra e frutos?



Por Alexandre Veiga

Doem o que você gostaria de receber, plante sementes em solo fértil e no futuro terás bons frutos, plante em solo infértil e terás apenas sombra!

Melhor os frutos e a sombra... Assim são as amizades, quando se planta em corações férteis, essa crescerá e mesmo a distância não será suficiente para acabar...

Mas lembrem-se que apenas sombra não é suficiente para uma amizade sobreviver, o coração sente fome de gestos, gratidão, palavras e assim aqueles que apenas se refrescam buscarão árvores frutíferas e frondosas e não voltarão para aquela outra que apenas deu sombra, por isso retribua um gesto simples como um boa noite, um olá, uma mensagem...

Você já fez isso hoje? Já alegrou o coração de alguém? Lembrou que por muito tempo esteve a sombra e comendo dos frutos daquela árvore? Se não fez, faça agora, busque saciar aquele ou aquela que tanto te ofereceu gratuitamente e assim semeie novas sementes em solos férteis!

Fonte imagem:
Google imagem

segunda-feira

A motivação vem de você, liberte seu samurai,



Por Alexandre Veiga

Por quantas vezes estamos tristes, cansados, desanimados, com a nossa autoestima quase zero? Muitas vezes! Mas depende de cada um de nós mudarmos essa história, temos que acima de qualquer circunstância sermos otimistas e perseverantes, saber que os obstáculos que surgirão são para medir nosso grau de confiança e não desistir nas primeiras barreiras. Para um novo negócio, exige-se dedicação, vontade e determinação, nada será fácil no início, muitos dirão “não” para você, dirão (DESISTA)... Mas a recompensa virá justamente pela sua positividade, invista, sonhe, dedique-se e no momento que a cabeça baixar pense que tudo está apenas no começo e que não há nada que possa lhe derrubar.

Lembra-se da sua infância? Claro que sim! Quantas vezes você caiu? Por quantas problemáticas passou em sua adolescência? Foram muitas pedras que rolaram em sua trajetória e com certeza daria um livro longo e com muitos capítulos de contos, encantos, decepções, mas você está aqui hoje pensando que tudo pode ser possível desde que haja garra, gana de conquista, pois, o impulso dá vida sempre te direcionará para um nível mais alto quando seus pensamentos estiverem voltados para o positivo e sabendo que tudo se inverterá se este pensamento for negativo.

Então caro leitor e leitora, viaje, leia, busque, aprenda, faça acontecer e valer seus sonhos, saiba que nossa mente é forte ao ponto de mover muralhas, mas quando me refiro a estas muralhas, são aquelas que habitam dentro de nós, temos o dom de engrandecer as ocasiões que por tantas vezes não passam de grãos de areia, mas se tornam pesadas e fixas como aquelas velhas montanhas que vemos no horizonte quase que intocáveis. Não há nada capaz de interromper a ação do tempo em você, portanto não perca tempo parado, sua hora é agora, seu tempo é único, liberte-se de tudo aquilo que te faz triste e incerto, quando isso tomar conta do seu ser, verás que foi tolice sofrer por algo que não valia tanto é que a retomada da sua caminhada chegou!

Quando pequenos costumávamos nos esconder debaixo dos lençóis temendo a escuridão, mas com o passar dos anos cada vez mais vamos nos libertando dos nossos "lençóis blindados" e assim começamos a olhar a escuridão ao redor, notamos que com o passar dos minutos o que eram monstros nada mais era que a cômoda, o casaco no cabide de roupas, o boné que era a cabeça do homem desconhecido... Mero pensamento criativo, a criatividade de uma criança que naquele momento tornava-se um samurai que derrotava o inimigo oculto das sombras.

O que falta para você agora derrotar mais uma vez o inimigo oculto? A mesma coragem de olhar a escuridão por alguns minutos e ver que sua capacidade está além do que você consegue enxergar, portanto, abra os olhos por alguns instantes nesse momento de escuridão e seja mais uma vez um grande samurai, você vencerá mais uma vez!

Fonte imagem:
Google imagem

Após os 50 anos, é preciso atenção com a necessidade de repor vitaminas

A partir dos 50 anos, é aconselhável que as pessoas estejam atentas para a necessidade de repor algumas vitaminas. É o que afirma o geriatra e nutrólogo Nélson Lucif Júnior, membro do Departamento de Nutrologia da Associação Paulista de Medicina (APM).

O especialista explica que, nessa idade, pode ser necessário tomar cálcio e vitamina D, pois é muito difícil ingerir as quantidades ideais na alimentação do dia a dia. O cálcio é importante para a manutenção de ossos, transmissão nervosa, coagulação e contração muscular, sendo que a vitamina D é necessária para a sua absorção.

O idoso também precisa ter uma atenção maior, pois passa por algumas alterações físicas e nutricionais importantes. Sua massa muscular e óssea diminui e acontece um aumento da gordura corporal. Além disso, geralmente faz menos atividade física e ingere menos calorias que as pessoas mais jovens.

Por isso – diz o nutrólogo -, algumas pessoas por volta dos 70 anos também começam a ter deficiência da vitamina B12, sendo preciso suplementá-la. Ela é necessária para a produção dos glóbulos vermelhos, parte do metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucleicos, além da manutenção do sistema nervoso.

Cirurgias e depressão estão entre razões para idosos ingerirem mais vitaminas

Lucif explica que esses são as recomendações gerais de uso, mas ressalta também o fato de que algumas pessoas nessa faixa etária têm uma absorção menor de nutrientes por terem retirado parte do intestino, pois era uma prática cirúrgica comum antigamente para o tratamento de úlcera.

Além disso, uma boa parte dos idosos se alimenta mal por causa de depressão, inapetência, diminuição do paladar e do olfato e solidão – diz o nutrólogo. Desse modo, é importante a avaliação de um especialista para indicar quais substâncias devem ser repostas e suas dosagens para cada caso – aconselha.

O especialista conclui destacando a importância de manter uma alimentação balanceada, fazer exercícios regularmente e evitar o fumo e o álcool. Principalmente em pessoas com mais idade, pois isso contribui para uma vida saudável e previne uma série de problemas.

Fonte:
http://www.pfizer.com.br/noticias/Ap%C3%B3s-os-50-anos-%C3%A9-preciso-aten%C3%A7%C3%A3o-com-necessidade-de-repor-vitaminas

Fonte imagem:
Google imagem

sexta-feira

Alimentos ricos em vitamina D


Por Tatiana Zanin Nutricionista

As principais fontes alimentares de vitamina D são os peixes e frutos do mar, como o salmão, o carapau ou os mariscos. A Vitamina D favorece a absorção do cálcio, sendo importante também para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar o raquitismo.
Os indivíduos com maior propensão a desenvolver doenças relacionadas à falta de vitamina D, como fraqueza nos ossos e nos dentes, são os bebês prematuros, crianças e os idosos, quando não têm uma boa alimentação e não pegam sol com frequência.
Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de Vitamina D e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos por dia, sem o uso de protetor solar.

Tabela de alimentos ricos em vitamina D

Os alimentos ricos em vitamina D são especialmente de origem animal, como se pode verificar na tabela.




Os laticínios são especialmente importantes porque são alimentos ricos em vitamina D e cálcio, que são dois nutrientes fundamentais para a saúde dos ossos.

Funções e importância da vitamina D

A principal função da vitamina D é facilitar a absorção do cálcio, diminuindo o risco de doenças ósseas e cardíacas. Por isso, ter boas quantidade de vitamina D no sangue é de suma importância para a saúde. A vitamina D ainda:

*Ajuda a emagrecer

*Ajuda no crescimento

*Fortalece dentes e ossos

*Ajuda na hipertrofia

*Diminui a acne

*Melhora a fertilidade

A vitamina D é produzida pela pele quando o indivíduo fica diretamente exposto ao sol, sem usar nenhum tipo de protetor solar. Essa exposição deve ser diária e deve ocorrer no início da manhã, antes das 10h ou no final da tarde, após as 16h, para evitar os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.
Mas, para garantir a quantidade necessária de vitamina D no organismo, o indivíduo deve consumir alimentos ricos em vitamina D com frequência, mas em casos de deficiência pode ser necessário tomar suplementos de vitamina D.

Fonte:

https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-d/

Fonte imagem:

Google imagem

quinta-feira

A vida é uma estrada de escolhas



Por Alexandre Veiga


Lembre-se desse instante, ele será único, pois nunca haverá a oportunidade de querer repará-lo, muda-lo, revivê-lo... Somos a essência do tempo, a passagem dos momentos, todas as incertezas, problemas, angustias, medo, dor, sofrimento, felicidade, paixão, amor, alegrias... Tudo é nesse instante pare e reveja o teatro da sua vida que traz em cartaz esta retrospectiva de tudo que já viveu e é agora que você deve definir o que quer.

A felicidade está batendo à porta, talvez não volte jamais, abra e receba! Hoje é o dia que temos de aprender a decifrar o que nos está sendo oferecido, não ter a oportunidade de fazer é uma coisa, deixar de fazer quando se pode é outra completamente diferente, então para aqueles que não podem realizar algo o melhor é aguardar a chance, ela aparecerá, mas aqueles que estão diante da solução e deixam de realizar estes estão jogando fora a grande oportunidade de mudar, então se acostume com a mesmice, o marasmo, o lamento e não procurem culpados!

Você se sente como um pano remendado pelas amarguras da vida? Sente-se retalhada(o) e avalia que talvez tudo seria diferente se não tivesse feito certas escolhas? O que lhe impede de querer sua vida antiga de volta? As pessoas que lhe rodeiam são apenas o resultado do tempo, são importantes, não deixaram de existir e muito menos se apagaram como pegadas na areia, elas estarão sempre contigo em outras circunstâncias, mas estarão sempre ali. Siga seu rumo que o tempo é novo, as ocasiões, oportunidades pessoas, existe um mar de pessoas e possibilidades a sua espera, novos amores, sensações e planos. A chance bate à sua porta, lembra? Então liberte-se das correntes e viva sua nova essência, garanto que assim estarás deixando para traz toda dor e decepções, aquela tristeza que te rodeia de vez em quando pode te deixar para sempre, é só escolher e ter coragem de por em pratica assumindo essa nova postura e vá.

O passado não volta, o presente é agora, o futuro talvez nem aconteça, então porque deixar de experimentar? Essas cicatrizes que até hoje você sente só serão apagadas com novos momentos e prazeres, não adianta lutar com o seu intimo achando que a solução está no velho, desperte para esse novo tempo, mas quando lá no futuro você parar e olhar para o passado lembre-se com amor de tudo, sua vida lhe ensinou quase tudo, deixou seu espírito pronto para o fim dos tempos e ao recordar do que tanto te marcou saiba que nessas marcas estará um ponto importante, seu amadurecimento, este começou com suas decepções, então até para aqueles que nos decepcionaram devemos ter respeito pois foram eles que nos fizeram crescer e sentir que era chegada a hora de mudar, de viver, de provar o novo e assim feche seus olhos e ligue a tela da mente avaliando toda a sua história e pergunte-se, eu fiz o certo? Abra seus olhos e responda sim!

Quem arrisca não tem medo de errar mas sim a coragem de aprender com esses erros, portanto, você acertou pela sua coragem e foi feliz! Viva, sorria e siga adiante...

Fonte imagem

Google imagem

Especialistas explicam como cérebro se desenvolve ao longo da vida. Na adolescência, atividade cerebral ainda não é totalmente amadurecida;


As pessoas nascem, crescem e amadurecem e, ao longo da vida, o cérebro passa por diversas transformações. O psiquiatra Daniel Barros e o hebiatra, especialista em adolescentes, Benito Lourenço explicaram como ocorre o desenvolvimento cerebral ao longo dos anos.
Segundo os especialistas, o cérebro não nasce pronto e só é “finalizado” a partir dos 20 anos, quando termina o processo que melhora seu processamento e velocidade. Uma das últimas áreas a ser terminada é a frontal, que controla impulsos e molda as perspectivas de futuro. Por isso, os adolescentes, por exemplo, costumam ser mais impulsivos, como explicou o psiquiatra Daniel Barros. No entanto, dependendo da maneira que é utilizado, o cérebro pode ainda sofrer transformações – ou seja, quanto mais uso, melhor ele funciona.
Para exemplificar isso, existe um processo de "poda", como explicou o psiquiatra, que corta as conexões que não são utilizadas – por exemplo, uma criança que nasce com alguma alteração visual e não a corrige pode ter seu nervo óptico podado. O mesmo problema pode acontecer com bebês que ficam no mesmo lugar por muito tempo, como por exemplo, no berço. A falta de estímulo pode fazer com que eles tenham seu desenvolvimento mental prejudicado. Por isso, é fundamental tocar a criança e deixá-la perto de sons, barulhos, movimentos e histórias, como alertou o hebiatra Benito Lourenço Ortigão.

Já na adolescência, podem ocorrer os transtornos de ansiedade, mais comuns ainda na transição para a fase adulta.
De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, as escolhas ou falta de escolhas nesse período da vida, em que o jovem precisa decidir qual caminho seguir nos estudos, no trabalho e na vida pessoal pode ter relação, por exemplo, com a síndrome do pânico.
Outro problema que pode acontecer entre os jovens adultos é a esquizofrenia, doença mental que causa um distúrbio no funcionamento do cérebro e causa alucinações, impedindo o paciente de distinguir o real e o abstrato. Estima-se que 1% das pessoas tenham a doença e uma a cada cem vá desenvolvê-la em algum momento da vida. Segundo o psiquiatra Wagner Gattaz, a alucinação mais frequente é quando o paciente escuta vozes, o que pode levar ao isolamento social.

Antigamente, não existiam bons tratamentos para a doença e os pacientes podiam agir de maneira imprevisível.
Mas há cerca de 60 anos, foram criados os medicamentos antipsicóticos, que reduzem as alucinações e a ideia de perseguição e ainda restituem parte dos impulsos e da vontade que fazem o paciente se reintegrar socialmente.
No entanto, apesar da melhora do tratamento, ainda existe muito preconceito em relação à doença – segundo os médicos, para isso acabar, é fundamental ressaltar que os pacientes com esquizofrenia não são mais agressivos do que as outras pessoas, como alertou a reportagem.

Uma das maneiras de evitar a morte de neurônios e suas conexões, de acordo com estudos, é manter a mente cada vez mais ativa. A alimentação também pode ter uma grande influência, especialmente a dieta mediterrânea, que tem uma ação contra substâncias inflamatórias que levam a doenças cardiovasculares, AVC, depressão e Alzheimer.
Entre os alimentos que podem fazer bem para o cérebro estão as uvas, a sardinha, as castanhas do Pará, o azeite e o arroz integral, mas o médico alerta que algumas atividades como palavras cruzadas e ler livros também são eficazes.

*Clicando no link abaixo você pode assistir as matérias relacionadas ao texto.


Fonte:

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/03/especialistas-explicam-como-cerebro-se-desenvolve-ao-longo-da-vida.html



Google imagens

Gama GT: exame de sangue avalia função hepática

Teste pode indicar problemas como hepatites e alcoolismo

POR CAROLINA SERPEJANTE

O que é?

A gamaglutamiltransferase (GGT ou gama GT) é uma enzima que se encontra em diversos órgãos do corpo, como rim, fígado, vesícula biliar, baço e pâncreas. Entre estes, o fígado é a principal fonte de GGT no sangue. O exame de gama GT mede as quantidades dessa enzima no sangue e avalia a função hepática.

A gama GT está presente nas células das vias biliares, e a lesão dessas células causa a elevação de suas enzimas no sangue. No entanto, o exame de gama GT não é tão específico, uma vez que a enzima pode ser encontrada em grandes quantidades em vários outros órgãos. Por isso é comum esse exame ser feito juntamente com a dosagem de fosfatase alcalina, sendo que os dois resultados elevados são mais indicativo de problemas.

Sinônimos

Gamaglutamiltransferase, GGT, gamaglutamil transpeptidase

Indicações

O teste de gama GT pode ser solicitado quando alguém tem um nível de fosfatase alcalina elevado. Ele também pode ser pedido juntamente com outros testes de função hepática quando uma pessoa tem sinais ou sintomas sugestivos de doenças do fígado. Alguns sinais e sintomas de danos no fígado incluem:

Fraqueza, fadiga
Perda de apetite
Náusea e vômitos
Inchaço e/ou dor abdominal
Icterícia
Urina escura
Fezes claras ou esbranquiçadas
Comichão (coceira).

O GGT também pode ser solicitado quando alguém com um histórico de abuso de álcool tenha completado o tratamento do alcoolismo. Isso porque os níveis de gama GT tendem a estar elevados em pessoas que fazem uso de bebida alcoólica com frequência. O exame, portanto, garante que o paciente aderiu ao tratamento.

Contraindicações

Não existem contraindicações expressas para um exame de gama GT. No entanto, o médico ou médica pode dizer se você está apto a fazer o teste ou não.

Grávida pode fazer?

Não há contraindicações para a realização do exame de gama GT durante a gravidez.

Preparo para o exame

Diversos medicamentos podem alterar os resultados do teste. Anote todos os medicamentos que você ingere com regularidade e leve para a consulta, incluindo suplementos alimentares. O médico ou médica irá dizer se você deve interromper o uso de alguma medicação e por quanto tempo.

É necessário fazer um jejum de pelo menos três horas antes do exame. Além disso, o consumo de bebida alcoólica é vetado nas 24 horas anteriores ao exame, uma vez que pode afetar os resultados.

Geralmente, o exame de gama GT não pode ser feito se o paciente realizou uma biópsia hepática nos últimos 5 dias. Converse com seu médico ou médica sobre essa possibilidade e qual a melhor data para marcar o exame.

Como é feito

*Em um hospital ou laboratório, o exame de gama GT é realizado por um profissional de saúde da seguinte forma:

*Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas

*O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha

*A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue

*O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo

*O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue

*Uma bandagem é colocada no local.

Tempo de duração do exame

O exame de gama GT leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia e coletar o sangue.

Recomendações pós-exame
Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente. Por conta do jejum, é recomendado fazer uma refeição assim que o exame for concluído.

Periodicidade do exame

Não há uma periodicidade para se realizar a dosagem de gama GT. Tudo dependerá das orientações do médico e da presença ou ausência de problemas que podem ser acompanhados pelo exame, como alcoolismo ou doença hepática

Riscos

Os riscos envolvidos na realização do exame de gama GT são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.

Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema com antecedência.

Resultados

A interpretação do exame de gama GT depende da razão pelo qual foi requerido. Por isso é importante levar em conta fatores como idade, sexo e doenças relacionadas.

Os níveis de gama GT são medidos em unidade de massa atômica (U) por litro de sangue (L)

Os resultados do exame de gama variam muito em crianças e bebês. Valores de referência para gama GT até os 10 anos de idade são:

0 a 1 mês: até 151 U/L
1 a 2 meses: até 114 U/L
2 a 4 meses: até 81 U/L
4 a 7 meses: até 34 U/L
7 a 12 meses: até 23 U/L
1 a2 anos: até 24 U/L
2 a 5 anos: 1 a 20 U/L
5 a 10 anos: 3 a 22 U/L.

Para crianças maiores de 10 anos e adultos, os resultados do exame de gama GT variam apenas conforme o sexo.

Feminino: 8 a 41 U/L
Masculino: 12 a 73 U/L.
Resultados anormais
Resultados de gama GT acima do normal podem indicar:
Alcoolismo
Diabetes
Bloqueio no fluxo de bile para o fígado
Insuficiência cardíaca
Hepatites
Isquemia hepática
Necrose hepática
Câncer no fígado
Doença pulmonar
Doença pancreática
Cirrose

Uso de medicamentos tóxicos ao fígado.

O exame de gama GT pode ajudar a diagnosticar doenças ósseas quando combinados com o exame de fosfatase alcalina. Isso porque a A fosfatase alcalina se eleva quando aumenta a formação de tecido ósseo novo, como na doença de Paget e alguns tipos de câncer ósseo. Dessa forma, níveis normais de gama GT combinados com resultados elevados de fosfatase alcalina são conclusivos para problemas nos ossos.

O que pode afetar o resultado do teste

Algumas situações podem afetar os resultados do exame:

Uso de alguns medicamentos, que podem ser listados pelo médico ou médica
Consumo de bebida alcoólica nas 24 horas anteriores ao teste
Tabagismo.

Referências

MedlinePlus - enciclopédia médica do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, com base na Biblioteca Nacional de Medicina. Traz informações sobre doenças, condições e questões de bem-estar.

Fonte:

http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18547-gama-gt-exame-de-sangue-avalia-funcao-hepatica

Fonte imagem:
Google imagem

segunda-feira

O reflexo do tempo




Sejamos honestos... O tempo é muito cruel! Ele nos concede grandes momentos e nos desgasta em diversos aspectos, digamos que ele nos caleja e nos arma para tudo e todos, nos transforma em armas letais e por muitas vezes nos faz perder nossa essência, faz com que sejamos cruéis uns com os outros, e mal interpretados por nossas ações e palavras...

Nem sempre acredite nas palavras, pode ser uma brincadeira, ou quem sabe uma verdade escondida? Pode ser apenas um alerta, ou até mesmo um grito de como ser ou agir, mas por diversas vezes passarás por instantes de incertezas, aquela que nos faz repensar em tantas coisas, que nos coloca a analisar se vale a pena ou não, se é o momento adequado, se é a hora de partir para o tudo ou nada, ou apenas levantar a bandeira branca.

O que sei é que o tempo é uma escola amarga, nunca saberemos o que há adiante, apenas projeções, suposições e nada mais. Talvez possamos até prever o que virá, depende apenas das nossas ações, sejam elas boas, colheremos o bom, seja ruim, semearemos e colheremos a maldade. Mas o tempo é mais perverso na convivência humana, por mais que nos esforcemos a fazer o melhor nunca seremos vistos com bons olhos por todos, não adiantará de nada, seu esforço sempre será meio que em vão, mas isso é motivo de você desistir? Jamais, aí vem à essência humana, aquela que cada um de nós temos, ela é responsável por todas as nossas ações e está diretamente ligada ao tempo, pois serão elas que ditarão nossa história no decorrer da vida, ela será o carro chefe dessa trajetória duvidosa.

Portanto, no plantar da nossa árvore é jogado sobre nós um adubo chamado destino, ele nos conduz para muitos lugares, mas terá sempre um que estará a nossa espera, e que não seja atoa esta caminhada por este terreno de incertezas, que o tempo nos transforme em algo melhor, mesmo sendo perverso e amargo, mas que tudo isso seja único, aprenda a identificar a verdade no outro, a mentira, honestidade, malícia e a maldade, principalmente esta última, pois ela é responsável pelo fim de muitos, e onde o tempo se encaixa nisso tudo? Justamente na crueldade de não podermos saber o que ele nos dará, mas que o olhar ao redor pode ajudar, então desarme-se para aqueles que realmente te estende as mãos e siga, ele lhe deixará em seu devido lugar... O tempo!

Alexandre Veiga.

Fonte imagem:

Google imagem

sábado

Diário de um cadeirante

09/02/17- Dia no qual marcou o ponta pé para a minha independência.

Apresento-lhes o meu quarto novo!

Para quem não sabia, há alguns meses venho lutando para morar fora dos convívios dos meus pais e ter a minha independência. Depois de muitos concelhos dos meus heróis (pais), finalmente consegui o que eu almejava: ter a minha independência. Familiares diziam que eu estava louco em querer morar sem meus pais, em outro Estado, até porque não tinha nenhuma experiência de fazeres domésticos.

Sabe?! Eu poderia dar ouvidos a eles e desistir desse sonho. Mas sabe o que me deu força?! Era frases do tipo: "Juninho, como tu vai fazer para..."? Faço! Consigo! Posso! Estou na faze de adaptações! Besteiras, sujeiras, quedas, tropeços irão surgir, porém irei fazer delas a minha força para seguir. Desistir? Jamais de ma vie, mon amour!

"Quando eu envelhecer, quero ter a certeza que deixei um legado para todos: Sorria, mesmo na hora da dor. Lute, quando a sua alma estiver fraca. Vença, quando acharem que você perdeu". - Júnior Rokay

quinta-feira

Acomodar-se nos leva ao fracasso

Por Alexandre Veiga

Quando não temos um olhar voltado para um norte em nossa vida estamos tendenciosos ao marasmo e ao fracasso. Muitas vezes protelamos o que poderíamos fazer hoje e assim o tempo passa e com ele nossas oportunidades de crescermos. Mas acredito que há tempo para tudo em nossa vida e isso nos trás as oportunidades de volta, é preciso que saibamos identificar o instante de começar e acima de qualquer circunstancia, não se deixar abater pelo pessimismo alheio.

Este pessimismo que nos rodeia é por muitas vezes o grande motivo de estacionarmos no tempo, pessoas que deveriam nos impulsionar adiante, nos coloca cada vez mais para o chão, nos suga a mente com sua negatividade e acabam que se beneficiando do nosso fracasso, se exaltam com
nossa tristeza e se alimentam com isso, mas saiba que muitos daqueles que estendem a mão, também são aqueles que com a outra segura a ponta do tapete, então se afaste de tudo aquilo que não tem valor e principalmente das pessoas que não tem valor.


O grande segredo do seu sucesso está no silêncio, isso mesmo, no silêncio! Quando proferimos nossas vontades e pretensões estamos doando ideias e fórmulas de como ganhar, saibam que estamos em constante competição, e não pense que isso é egoísmo, ou até mesmo individualismo, é apenas precaução e estratégia
de como chegar em primeiro lugar, você nasce para ganhar, já é um vencedor nato e não há o que possa impedir sua vitória, apenas almeje, queira, deseje e foque em um objetivo...


Não se perca com inúmeras possibilidades, se você não tem tendência a medicina, então não pode ser médico, se não sabe defender ou acusar, então não pode ser advogado e assim sucessivamente, mas observe, há algo que você sabe fazer com primor, então é nisso que tens de persistir, pode ser arte,
pedagogia, arquitetura e tantas outras opções... Mas faça em sigilo até que consiga, assim aqueles que um dia te jogavam ao chão se decepcionaram com suas conquistas e ao olhar para trás verás que o tempo perdido foi ocasião de um lugar que teve suas portas seladas, ali nasceu uma nova pessoa pronta para o sucesso!

Fonte imagem:

Google imagem

quarta-feira

A chave para o sucesso como Personal Trainer

Cada vez mais profissionais de Fitness buscam resultados com o Marketing Digital.

Depois de escolher uma carreira e se formar, é importante que todos os profissionais invistam em sua imagem, tanto para atrair clientes, quanto para criar uma reputação positiva. E não é diferente para o Personal Trainer. No entanto, muitos ainda têm dificuldades nesse processo, e acabam esgotando orçamento e energia na busca por construir uma carreira sólida no que diz respeito a parte técnica, e simplesmente deixam de lado desenvolver imagem e o lado comercial.
De acordo com Junior Crocco, do Marketing de Academia, a resposta para isso é muito simples: a maioria dos profissionais ainda acha que ter a formação mais completa é o que vai fazer ganhar dinheiro. “Quando pensamos em ‘ganhar mais’, o que vêm na cabeça é ‘dinheiro’, mas, na realidade, não é mais dinheiro. Antes disso deve haver mais reconhecimento, prestígio, visibilidade, alcance, autoridade e depois, claro, o dinheiro”, aponta e, para isso, nem sempre o conhecimento técnico irá surtir efeito.

Uma das áreas mais buscadas por quem atua na área de Fitness atualmente para divulgar seus serviços é o Marketing Digital. Com o crescimento das redes sociais, ter uma reputação na Web tornou-se fundamental, principalmente para novos clientes que buscam informações dos Personal Trainers antes de fechar negócio.
Para alguns profissionais isso pode parecer um caminho difícil a percorrer, mas, ainda de acordo com Crocco, o primeiro passo está no posicionamento de mercado. “Quando ele começa a trabalhar sua imagem, é fundamental que tenha uma mensagem clara para um público alvo específico. As postagens que são feitas, o material online que está disponível, pela identidade online. Quando o cliente busca na Internet, o que ele encontra? E qual é a qualidade disso?”, questiona.
Uma imagem online bem trabalhada mostra aos clientes competência, conhecimento do assunto em questão, e o resultado é positivo. No entanto, é preciso tomar cuidado nesse posicionamento. Mostrar interesse somente pelo dinheiro pode ser ruim para a imagem do profissional.
Neste caso, a melhor aposta é entender os problemas e as necessidades dos clientes, para então colocar-se como alguém que pode ajudá-los. No final é possível que nem todos reconheçam essa postura, mas é fundamental que o Personal Trainer escolha um público alvo com o qual se identifique e passe a trabalhar em prol dele.
Para aprofundar o assunto, Junior Crocco desenvolveu uma Metodologia chamada LEADS3X e disponibilizou uma série de vídeos gratuitos que explica esse assunto em detalhes.

O objetivo do material é mostrar como o Personal Trainer pode construir um bom relacionamento com os clientes, utilizando as estratégias do Marketing Digital. Assista ao vídeo no link a seguir: www.marketingdeacademia.com.br
Por Camila Sousa

Fonte:
http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/a-chave-para-o-sucesso-como-personal-trainer/

terça-feira

Aula básica de Treinamento Funcional

Fonte:
YouTube

Um exercício para não repetir em casa

Agachamento bizarro, criado pela triplista Hanna Knyazyeva-Minenko, é uma variação que parece perigosa até para quem já domina muito bem o movimento

No ano que vem, completo 18 anos de corrida, o que pode ser muito para alguns e pouco para outros tantos. De qualquer forma, nesse período já deu para eu ver bastante coisa: estranhas, curiosas, surpreendentes, ridículas, emocionantes, rocambolescas, pastorais.
Também já passei por vários tipos de treinamento. Preparação de base, força, postura, biomecânica. Para mim, o melhor é o que estou fazendo agora.
No passado, imagino, aprovava tudo o que o treinador mandava – ou quase tudo, porque sempre tive um problema com autoridade, contestava, queria saber por quê.
Os exercícios de força sempre foram os mais estranhos.

Tinha um que a gente chamava de “sapo”, que era uma combinação de saltos com agachamento. Você salta e, ao pousar no chão, chega agachado, supostamente imitando o movimento que o verdoso animal realiza com graça e elegância –duas características que nunca puderam ser vinculadas à minha pessoa.
Outro que eu considerava curioso era a “caminhada com a bola”, que nem era bem caminhada nem era com a bola. A gente usava uma tal de medicine ball, que é dessas bolas pesadas: parado, atirava a bola para o alto e para a frente.

Dava um passo (ou dois passos), pegava a bola no chão, trazia a mardita à altura do peito e dá-lhe a jogar a bola de novo, caminhar de novo, abaixar, novamente pegar a bola, atirar a dita para cima e depois repetir tudo de novo.

Professores criativos aproveitavam o ambiente para infernizar a musculatura de nós, outros aspirantes a corredores. Numa área em que havia arquibancadas, no início da década passada, eu fazia minutos sem fim (que pareciam horas de tortura demente) de uma variante do já citado “sapo”.
Agora, porém, o pulo era basicamente para o alto e pouca coisa para a frente. Como falei em arquibancadas no parágrafo anterior, provavelmente você já se ligou: a gente tinha de saltar e chegar agachado um degrau acima, dois degraus acima, três degraus acima -esse foi o meu máximo, mal e porcamente, mas tinha gente que pulava quatro degraus assobiando e nem suava.

Estou contando tudo isso para revelar que, nos meus mergulhos pela internet dos esportes, descobri um exercício de força ainda mais estranho, pitoresco. É o tipo de coisa a qual a palavra “único” se adapta com perfeição.
Não só único, com também exclusivo; portanto, admire-se, se for o caso, mas não tente repetir essas coisas em casa.
Estou falando de treino praticado por uma triplista de elite internacional, com duas Olimpíadas nas costas. Moça gabaritada, portanto, ainda que não seja dona de cobiçada medalha olímpica.

Pois a nossa amiga Hanna Knyazyeva-Minenko, nascida na Ucrânia em 1989 e hoje representando em competições internacionais o estado de Israel, nunca está satisfeita com a exigência do treino que lhe é imposto.

Vai daí que procura sempre dificultar cada exercício, aumentar peso, multiplicar intensidade. Afinal, ela precisa se preparar não apenas para o salto triplo como também para o salto em distância, as duas modalidades em que compete internacionalmente.

Pois num belo dia, a moça, que tem 1,79 m e pesa 67 kg, estava lá fazendo seu agachamento, carregando peso, aquela coisa toda, quando subitamente lhe veio uma ideia, uma brincadeira… Aquela coisa, a moça resolveu perguntar: “Que tal se eu…”

Foi do pensamento ao ato, com a devida autorização de seu treinador.

Chamou o marido, que é decatleta e treinava com ela naquele dia, e mandou que o mancebo, que tem por nome Anatoly, trepasse nas suas costas.
E assim, com os dois juntinhos como um só corpo, a jovem Hanna começou a fazer seu agachamento.
“Meu treinador falou que essa era a melhor maneira de fazer agachamento, pois os dois corpos podem se mover em paralelo. Na primeira vez em que tentei, fiquei um pouco assustada, mas consegui fazer os movimentos com meu marido nas costas e agora faço o exercício facilmente”.
O nosso amigo Anatoly pesa 90 kg, e Hanna afirma em entrevista à imprensa especializada que nunca deixou o amado levar um tombo. Garante também que consegue fazer 15 repetições com o maridão nas costas.

Tem gosto para tudo, não é?

Fonte: Rodolfo Lucena, blogueiro no Ativo.com.

Fonte:

http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/um-exercicio-para-nao-repetir-em-casa/

segunda-feira

Circuito funcional de 30 minutos para queimar calorias

Aprenda a fazer um circuito funcional rápido e prático para fortalecer o corpo e queimar gordura

Se você não gosta de ficar horas na academia malhando ou tem pouco tempo para isso, a saída é investir em pequenas séries de circuito funcional que fortaleçam o corpo e ainda ajudem a queimar muitas calorias. Práticos e rápidos, esses treinos não exigem que você tenha muitos equipamentos, permitindo serem feitos até mesmo em casa.
Ao intercalar exercícios cardiovasculares com exercícios de força, é possível criar os mais variados treinos. Além disso, é possível realizar séries que trabalhem o corpo de maneira completa (membros inferiores, superiores e core) ou focar em treinos específicos de acordo com o seu objetivo.
Segundo Diego Matos Bellotti, professor da aula Burn HIIT Zone, na Bio Ritmo, para que o circuito funcional surta efeito, é preciso que os exercícios sejam realizados em máxima intensidade e por um curto período de tempo.
“Dessa forma, o aluno vai acabar com o seu estoque de glicogênio, que será reposto por meio da queima de gordura durante o descanso. Existem estudos que afirmam que esse processo pode durar até 32 horas, ou seja, a pessoa vai continuar queimando gordura por muito tempo depois da atividade física”, explica.
Veja abaixo um modelo de circuito funcional com duração total de 30 minutos. O treino é dividido em 4 séries de 4 exercícios cada. Todos os exercícios devem ser feitos em intensidade máxima no tempo de duração de 40 segundos. Antes de iniciar, recomenda-se fazer um aquecimento leve.

Série 1

Bicicleta ergométrica
Tríceps no banco
Polichinelo
Agachamento com halteres

Série 2

Bicicleta ergométrica
Abdominal completo
Polichinelo
Desenvolvimento de ombro com halteres

Série 3

Bicicleta ergométrica
Levantar e sentar do banco usando apenas uma perna
Polichinelo
Remada com halteres
Descanso de 1min30

Série 4

Bicicleta ergométrica
Salto do chão para o step
Polichinelo
Afundo com halteres

Série 5

Bicicleta ergométrica
Flexão de braços
Polichinelo
Prancha

Dica: Se quiser intensificar ainda mais o circuito funcional, substitua o polichinelo por um exercício de nível avançado, como o burpee.

Matéria publicada pelo Ativo.com

Fonte:
http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/treinamento-funcional2/circuito-funcional-de-30-minutos-para-queimar-calorias/

Conheça os benefícios do treinamento funcional para entrar em forma

Exercício acaba com monotonia dos treinos e trabalha o corpo de maneira completa

POR MANUELA PAGAN

O nome já diz tudo: "treinamento funcional é como são chamados os exercícios que treinam o corpo para as funções que ele foi originalmente destinado a realizar como andar, correr e outras tarefas do dia a dia", explica o educador físico Marco Rodrigo Vieira, da academia Cia. Athletica. Em alguns movimentos o esforço fica por conta do peso do próprio corpo - que serve de resistência aos exercícios -, em outros, acessórios como a bola suíça, as faixas elásticas e o minitrampolim podem assumir o mesmo papel.

O treinamento funcional agrega o trabalho de diferentes habilidades em um único exercício. Por exemplo: é possível trabalhar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma vez só. Para iniciar não é necessário já ser adepto de atividades físicas, qualquer um pode praticar- desde que tenha aval médico. Empolgado para começar? Então confira todos os benefícios que o treinamento funcional pode proporcionar ao seu corpo e mãos à obra.

Músculos fortes de uma vez só

Dentre os diversos benefícios do treinamento funcional, o fortalecimento muscular é o que está conquistando cada vez mais adeptos. O exercício deixa o corpo definido e tonificado por completo , sem, necessariamente, depender de exercícios específicos para o bumbum ou a barriga. "Em comparação com a musculação, o treinamento funcional ativa mais fibras musculares, as fibras estabilizadoras", explica o educador físico Mauro Yoshida. "O resultado é que seu corpo estará preparado para qualquer movimento diferente dos guiados pela máquina".

Marco Rodrigo conta que os resultados em termos de fortalecimento muscular podem ser iguais aos da musculação, depende das estratégias de exercícios a serem usadas, dos métodos e forma de aplicação. "O treinamento funcional é montado, respeitando os objetivos de cada praticante". Se o aluno deseja trabalhar, principalmente os músculos do bumbum e da perna, por exemplo, o treino será focado nesses grupos musculares, mas mesmo assim outros músculos serão exigidos com os exercícios aplicados, por consequência, o corpo como um todo será beneficiado. Já na musculação os grupos musculares são trabalhados isoladamente.

Melhora a postura

Você anda curvado ou tem dificuldade em manter uma postura ereta enquanto trabalha? O treinamento funcional, além de fortalecer os músculos que ajudam a manter a coluna reta, ajuda no desenvolvimento da consciência corporal. "Ele cria o hábito de contrair o abdômen e alinhar quadril, ombros e pescoço, uma vez que essa postura é solicitada durante a modalidade", explica o educador físico Mauro Yoshida, de São Paulo. Mas ele faz a ressalva: "não adianta praticar uma hora de exercícios por dia alinhando o corpo e ficar outras oito horas com postura totalmente errada?. Por isso, vigie-se durante todo o dia.

Ameniza dores nas costas

"Vários estudos científicos apontam como um dos principais causadores de dores lombares e nas costas a falta de força de sustentação da região central do tronco, o core", conta Marco Rodrigo. A região do core é uma espécie de cinturão que compreende músculos das regiões lombar, pélvica e do quadril. Sua principal ação é de estabilizar o corpo de uma maneira geral. As estratégias do treinamento funcional atuam diretamente nessa área, já que tem como princípio atividades básicas, que precisam de estabilidade para serem realizadas.

Trabalha o corpo todo de uma vez só


O educador físico Sandro Borges de Oliveira, da Body Sistems, explica que a maioria dos exercícios do treinamento funcional trabalha movimentos compostos, integrando pernas e braços, uma vez que são esses que ajudam a trabalhar também a região do core. Um exemplo é o exercício de agachamento feito com uso de halteres. De quebra, você sai com braços, pernas e abdômen trabalhados.

Trabalho cardiorrespiratório


"Além de ser um ótimo exercício para fortalecer os músculos, o treinamento funcional também trabalha o sistema cardiorrespiratório uma vez que exige velocidade de execução das tarefas e alto tempo de permanência em cada posição, aumentando a frequência cardíaca de acordo com a intensidade das tarefas", explica Marco Rodrigo.

Equilíbrio e coordenação motora


Alguns exercícios específicos do treinamento funcional trabalham equilíbrio e coordenação motora. "Para isso são utilizados exercícios específicos, como um agachamento unilateral (feito com apenas uma das pernas - a outra fica apoiada atrás do joelho) para equilíbrio e deslocamentos laterais e frontais para coordenação", explica Mauro. "Gosto de utilizar alguns exercícios do circo para isso, por exemplo: malabarismos são ótimos para coordenação e percepção de espaço com tempo de reação".

Flexibilidade

flexibilidade é trabalhada no treinamento funcional, pois sempre os movimentos são sempre executados com amplitude total, fazendo com que o músculo se alongue. "Além disso, um treino funcional pode ter como objetivo principal a flexibilidade e ser feito especificamente para esse fim", conta Mauro Yoshida.

Treino mais dinâmico

Mauro Yoshida explica que as séries de exercícios não são fixas, como nas famosas fichas de treino da musculação, o que deixa o treino mais diversificado. "Trabalhar o corpo completamente, sem se limitar apenas ao fortalecimento ou ao exercício aeróbico, por exemplo, traz dinâmica ao treinamento funcional", conta Mauro Yoshida." Não fique apenas no treino, divirta-se e tenha mais prazer em suas práticas esportivas, assim não haverá desânimo ou desculpas para não se exercitar".

Fonte:

https://www.google.com.br/amp/www.minhavida.com.br/amp/fitness/galerias/16653-conheca-os-beneficios-do-treinamento-funcional-para-entrar-em-forma

Fonte imagem

Google imagens




domingo

Raízes

Por Alexandre Veiga
Toda árvore frondosa tem abaixo de se uma raiz rígida e volumosa lhe sustentado...
Então a pergunta é: Qual parte da árvore você é? Se pararmos para nos avaliar-mos,
nesse instante iremos nos identificar em algumas dessas partes, mas dentre todas
elas podemos classificar a raiz como a mais importante, dela vem o sustento, a água,
as proteínas e todos os nutrientes necessários para a vida.

Então sejamos raízes fortes, que nossa vitalidade se estabeleça em todos os momentos
da nossa vida, se viermos a ser podados que não nos fira gravemente,
mas que seja útil para dar a forma necessária para a nossa beleza.

Uma ótima semana para todas e todos!


QUANDO O LUTO SE TRANSFORMA EM DOENÇA

Juliana Conte
Lidar com a perda de um ente querido não é tarefa fácil. Entretanto, o luto é um processo pelo qual – infelizmente – todas as pessoas deverão passar a fim de amenizar o sofrimento gerado pela ausência do outro. O problema ocorre quando essa fase natural se torna mais difícil que o habitual: o que os especialistas chamam de “luto complicado”.

A psicóloga Juliana Batista, do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo, explica que todo processo de luto tem um começo, um meio e um fim.

“Diversas reações emocionais são despertadas [com a morte de alguém], como tristeza, ansiedade, culpa e raiva. Isso é muito comum. A pessoa também pode, num primeiro momento, querer se isolar do convívio social. Em relação às alterações físicas, podem ocorrer sudorese, palpitação e fraqueza, já que o corpo fica sob estresse. A reação varia de pessoa para pessoa, mas não há como evitar o processo de luto.”

Todo mundo se pergunta quanto tempo esse processo vai durar. Segundo a psicóloga, é bastante comum ouvir a queixa: “faz tanto tempo que fulano faleceu e a esposa ainda não superou a perda”. Na verdade, não existe um tempo certo para superar a perda de alguém, isso depende de cada pessoa, do modo como ela enfrenta e aceita a situação. Para alguns pode demorar meses, para outros, anos.

“O primeiro ano após a perda é o mais difícil, porque é nesse ano que ocorrem todos os primeiros aniversários sem a pessoa próxima. Isso não significa que seja necessário um ano exato para superar a morte. Um processo de luto é bem sucedido e finalizado quando a pessoa consegue superar a perda e seguir em frente. Não é que ela vai esquecer a pessoa, pois as lembranças e a ausência continuarão. Entretanto, a perda não vai mais ocupar um lugar de destaque [na vida dela]”, explica a psicóloga.

Quando por algum motivo o indivíduo não consegue passar por essa fase, ele entra no chamado “luto complicado”. Geralmente, isso acontece com pessoas que perderam entes de maneira abrupta, como em acidentes, tragédias e casos de suicídio e na morte precoce de um filho. “Nesses casos, todo pensamento e ato estarão associados à perda, a pessoa não consegue se desligar. Ela deixa de realizar as atividades costumeiras, como ir ao trabalho e ao supermercado. O problema é que, diante de um enlutado crônico, muitas vezes as pessoas querem medicá-lo para sanar os sintomas quando, na verdade, ele precisa ser ouvido”, completa a médica.

Em contrapartida, há aqueles que agem como se nada tivesse acontecido e, alguns dias depois da morte, voltam a trabalhar e lotam a agenda de compromissos. Mas, ainda segundo a especialista, indivíduos que agem assim, na verdade, precisam de cuidados especiais, pois ocupar-se excessivamente é uma maneira de fugir do problema.

“É uma forma de luto inibido. A pessoa não manifesta as formas de reação mais frequentes, como tristeza e raiva. Ou, então, de luto adiado, quando a pessoa só começa a se dar conta da perda depois de uns quinze dias”, diz Batista.

Aqueles que têm algum familiar ou amigo muito doente podem começar a vivenciar o processo de luto antecipatório, antes da morte do ente. “Dependendo do caso, esse pode ser um fator de proteção para que o familiar, de repente, não entre num luto complicado. Porque as perdas progressivas vão acontecendo num intervalo de tempo considerável e assim ele vai se acostumando com a ideia de não ter mais aquela pessoa ao lado”, esclarece.

Em relação às cinco fases do luto (negação, raiva, barganha, depressão e aceitação), que já foram amplamente divulgadas, a psicóloga esclarece que é difícil enquadrar o paciente em uma delas, pois às vezes ele pode passar por todas as fases ao mesmo tempo ou simplesmente não passar por nenhuma.

Fonte:

http://drauziovarella.com.br/

Google imagens

AFASTAR-SE DE PESSOAS CONFLITIVAS MELHORA A SAÚDE E A ALMA

Sério, afastar-se de conflitos aumenta a nossa saúde física e emocional. Algumas pessoas nos cansam, nos sugam energia e aniquilam nossa capacidade de reação. Elas são verdadeiras destruidoras da nossa saúde e paz interior, adoecem nossa capacidade emocional e distorcem nossas sensibilidades.

A verdade é que ao longo do tempo, passamos a desconhecer muitas pessoas que pensávamos conhecer, e percebemos que vivemos sujeitos às suas exigências, sua conversa, seu comportamento e, especialmente, suas emoções tóxicas.

Essas pessoas não sabem como respeitar e considerar os outros, e os utilizam como marionetes de seu mau caráter e alvos de conflitos externos e internos. Elas não vivem e deixam viver e, portanto, impedem o desenvolvimento e crescimento pessoal dos que as rodeiam.

“Podem fazer isso de forma consciente ou não, mas é evidente que nos afogam e intoxicam, nos fazendo sentirmos vulneráveis, que fiquemos com raiva facilmente ou que desejemos fugir e abandonar tudo.”

Obviamente, embora fosse mais adequado, nem sempre podemos nos afastar fisicamente destas pessoas, pois podem ser da família ou colegas. No entanto, se tivermos a possibilidade de tomar distância física, é a medida mais adequada para cuidarmos de nossa saúde.

No entanto, podendo ou não fazê-lo, o importante é conseguir um distanciamento emocional. Então, o melhor a fazer é começarmos a ter a força para nos mantermos fora de sua capacidade de ação, não permitindo influenciem nosso comportamento.

Como podemos nos distanciar emocionalmente de alguém que nos fere?
Se tem alguém em sua vida que te machuca, você pode jogar com a vantagem da antecipação, porque sabe que suas reações ou intenções se tornarão mais previsíveis.

A este respeito, deve-se enfatizar o que mencionamos acima, talvez as pessoas ao nosso redor não queiram criar mau ambiente, mas não sabem se relacionar com o meio ambiente de outra forma.

Ou seja, pare de dar importância ao que essas pessoas fazem e focar-se nos problemas que estão te criando, assim terá mais oportunidades de crescimento e parará de minar sua força e autoestima.

Por estas razões, temos que jogar com as expectativas. Esperamos tanto dos outros que somos incapazes de aceitar a realidade como ela é. Isto gera desapontamentos e desilusões, alimentando uma atmosfera na qual é muito difícil respirar.

“Manter perspectiva nos ajudará a alcançar certa indiferença e desceremos dessa montanha-russa emocional, nos separando de nossas preocupações e liberando nossas inseguranças e reações desproporcionais.

A ideia é iluminar nossas mentes e expor nossos pensamentos e emoções sem medo das consequências, quando chegar a hora. Isto terá um resultado tão rápido e direto quanto satisfatório: nossos problemas irão diminuir e poderemos viver em paz.”

Quando nos afastamos da dor, nos aproximamos da felicidade
Afaste-se do medo e aproxime-se da indiferença. Não se machuque tentando manter uma boa impressão sobre os outros ou pensando que sempre têm boas intenções.

Dizem que quando alguém tem a intenção de prejudicar-nos, o melhor desprezo que podemos fazer é não dar apreciação; ou seja, não deixar que minem a nossa autoestima e ignorar as mensagens negativas.

Ambientes tóxicos e conflitantes têm uma capacidade de contágio devastadora para a nossa saúde. Quanto mais tomarmos distância mais emocional deles, melhor nos sentiremos.

“A vida é muito curta para viver em angústia. Assim, ame as pessoas que te tratam bem e distancie-se daquelas que não o fazem. Sem arrependimentos.”

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

Fonte nacional:
https://osegredo.com.br/2015/08/afastar-se-de-pessoas-conflitivas-melhora-a-saude-e-a-alma/

Fonte imagem:
Google imagem

Somos passageiros de uma viagem curta

Deveríamos aprender com a complexidade da natureza, com sua beleza, paz e harmonia, agir com o vigor dos ventos e sua força, essa força que toca as folhas das árvores fazendo-as soltar-se e ir ao solo para então adubar tudo em sua volta e assim germinar a vida.

Assim nesse ciclo perfeito vemos que aprender sempre é útil, na verdade é necessário para nosso espírito, pois a matéria é volátil, perecível e fraca... Ela não acompanha essa essência da vida, como as folhas das árvores ela seca, envelhece e morre, mas é útil para nos mostrar que não somos perfeitos e muito menos eternos, que somos um sopro repentino entre dois pontos no tempo, o nascer e o morrer, por isso a necessidade de nesse curto espaço de tempo sermos como as árvores, harmoniosas, firmes e frondosas, devemos estar sempre regando e adubando nossa árvore da vida, que é o nosso espírito. Fazer o bem, tentar praticá-lo e nos elevar-mos ao mais alto nível de paz, seja na religião, nos elementos da natureza, nas atitudes positivas e no caminhar da nossa estrada.

Para todos e todas posso dizer que as atitudes aqui nesse plano é o simplificar do nosso caráter, sejamos retos e fortes, que nossas raízes atinjam os mais profundos níveis do solo da vida, que possamos gerar sombra e frutos sadios, nessa passagem não caminhamos só, portanto, não sejamos egoístas, existem tantos outros e outras que necessitam de nós, então deixe que sua sombra se expanda para assim abrigar o máximo de outras vidas abaixo de ti, seja sereno e confiável, forte ao ponto de suportar as mais fortes tempestades, o mais forte e intenso calor, o frio congelante do inverno, a seca do outono, mas não se permita desistir da vida, ela é como o fogo que se não for abastecido com combustível se apagará, mas se souber-mos, levaremos para a eternidade nossa história e nossa semente ficará para assim germinar e se perpetuar por tantas outras gerações.

Texto:

Alexandre Veiga.

Fonte imagem:

Facebook.

12 hábitos para reduzir o risco de Alzheimer

Por que algumas pessoas desenvolvem sintomas a demência e outras não? Até certo ponto, a genética constitui um fator importante: algumas pessoas têm o infortúnio de herdar genes de alto risco associados à doença. Mas esse não é o único determinante. Pesquisadores já identificaram muitos fatores cruciais de estilo de vida que moldam a saúde de nosso cérebro, em especial na idade avançada. Alguns deles – como dieta saudável – provavelmente ajudam a retardar o acúmulo de material tóxico que pode danificar a memória e o pensamento crítico.
Confira alguns hábitos que podem reduzir o risco de perda da cognição e desenvolvimento de Alzheimer, segundo resultados de estudos recentes:

• Fazer exercícios físicos com regularidade

• Incluir na rotina atividades como leituras e jogos que exijam raciocínio

• Investir no aprendizado do um segundo idioma e nas aulas de música

• Manter e fortalecer e vínculos sociais

• Aprender técnicas de visualização e relaxamento para fugir do estresse

• Valorizar o que é bom

• Evitar reclamar do que não pode ser mudado

• Evitar o convívio com pessoas amarguradas (emoções são contagiosas)

• Procurar ter atitudes condizentes com o que deseja para a própria vida

• Fazer planos, estabelecer metas e empenhar-se em atingi-los

• Tratar bem seu coração: o que é bom para ele, é bom para o cérebro

• Consumir diariamente frutas frescas, verduras, legumes e peixes

Fonte: http://www.minutopsicologia.com.br/postagens/2016/08/15/12-habitos-para-reduzir-o-risco-de-alzheimer/

Fonte da imagem:

Google imagem

sábado

A pedra que desvia o rio...

Lá em sua nascente, singelo, frágil, apenas um filete de água brotando do solo, tantos outros encontros no caminho, e de pequeno tornasse imenso, imponente e belo...
O som da água que passa pelas brechas da terra, o toque das folhas que caem das árvores e de todos os seres que matam a sua sede em sua correnteza o transforma em algo essencial para tudo;
Nesse percurso o encontro é inevitável, algo tão poderoso quanto sua própria água... Uma pequena pedra fincada no caminho, rígida e determinada a traçar uma nova história, e a partir daquele ponto, nada mais será a mesmo...

Já parou para avaliar como foi rápida sua trajetória até esse momento? Um flash de pequenos segundos, apenas um piscar de olhos que nos impulsiona todo momento a fazer novas descobertas, e essa vida é como o percurso de um rio, começa singelo e frágil, mas com o passar do tempo vai tornando-se robusto e intenso, com grandes ou pequenos obstáculos, momentos de baixa e outros de cheia, instantes de passagens estreitas e outras largas, digamos que como uma pedra no rio, alguns acontecimentos na nossa vida deixam de existir ou apenas se tornam reais por um simples desvio, um olhar, gesto, atitude. Algo que não havia mais, hoje está presente, talvez algo que houvera existido e que volta a tona, um aroma, coincidências, novas vivencias. Tantos atributos em um espaço de tempo curto e intenso, uma vida que assim como um rio que teve seu desvio traçado e daquele momento em diante tudo que era passado ou monótono torna-se vivo, novo, fascinante e majestoso, ou apenas ruim, sem graça, cor, entusiasmo.

São diversas as formas de se viver, e tudo só depende das escolhas que fazemos, as pedras que encontramos pelo caminho são colocadas para nos testar e para saber se realmente somos capazes de desviar-se delas, empurra-las, ou simplesmente parar e não encontrar espaço para seguir adiante, somos força e energia que por vários instantes estão quase que inexistentes, mas como é da natureza humana, sempre há algum motivo para erguer-se outra vez, e quando não há, fechamos os olhos e tudo se apaga, toda a luz que havia desaparece e que outra vida surja para um novo ciclo. Mas saibam que assim como em sua palma da mão, naquele ponto próximo ao seu pulso onde os caminhos se desviam, em seu rio surgirá sua pedra e não caberá a você definir a rota a seguir, já está traçado e nada poderás fazer para que isso não aconteça, aceite e siga o ritmo da vida, esforce-se e contemple o novo, aprenda a tirar proveito de tudo que surge, é a melhor maneira de aprender, só sejamos cautelosos com tudo isso, saiba que o caminho é novo e desconhecido, portanto é necessário ser prudente, pois com o novo também surge decepções e sentimentos ruins, mas sejamos positivos e que nossa correnteza nos deixe naquele lago de águas tranquilas e serenas, no lugar onde possamos deitar e olhar para as estrelas em toda sua imensidão, mas que dali saia tudo de bom, e feche seus olhos por uns segundos e sinta a suavidade da brisa que toca sua pele, lembre-se dos momentos que passou e saiba que este é o lugar de derramar tudo de ruim, tudo que não nos trouxe o bem...

Sentiu? Se não, ainda não é o momento certo, mas se sentiu algo prazeroso de dentro para fora, então viva, sinta e saiba que a pedra que desviou o percurso do seu rio lhe deixou em um excelente lugar, em um novo momento a ser vivido e que desse instante por diante haverá de chegar novas vivencias e experiências, que elas possam tornar essa vida em algo grandioso, não só o novo, mas em algo inesquecível!


Alexandre Veiga

Fonte imagem:

Google imagens

A saúde da mente pode evitar doenças

A neurociência
vem descobrindo que a saúde mental proporciona melhor qualidade de vida orgânica para o ser humano. Avanços recentes na Neuropsicologia comprovam o que há muito já se sabia: a mente tem um poder incrível sobre o corpo. No texto Depressão Social traço uma análise de como aspectos sociais acabam influenciando psicologicamente uma pessoa.
A cada dia cientistas descobrem que a mente e o corpo estão interligados de uma tal forma que a saúde da mente pode se refletir sobre o corpo do ser humano, de modo a proporcionar saúde, bem estar e evitar doenças. Mente e corpo não estão separados, antes sim, estão em íntima influência recíproca.

Alguns mecanismos emocionais reprimidos influenciam fisiologicamente no organismo de modo a disparar mecanismos de adoecimento, que nada mais são do que formas defensivas do organismo contra a realidade e contra os conflitos internos. O adoecer se torna, portanto, uma forma de lidar com a realidade externa e interna do organismo.

Males como estresse, problemas de coração, obesidade, problemas endocrinológicos, alergias, acidentes vascular cerebral, disfunções respiratórias, algumas dores crônicas, alguns cânceres, doenças intestinais e outros mais como transtornos ansiosos, transtornos do pânico, problemas de aprendizagem, tiques nervosos, etc. em alguns casos poderiam ser evitados com uma boa Psicoterapia.

As evidências do poder da mente sobre o corpo já são um fato comprovado. O que ainda falta esclarecer são os mecanismos sobre os quais operam essa relação. Autores como Freud e outros Psicólogos e Psicanalistas apontavam há muito para a influência da mente sobre a saúde do corpo.

O único quesito que ainda impossibilita as pessoas de gozarem desse avanço científico está situado na própria cultura. Infelizmente pessoas com problemas psicológicos sérios, traumas e conflitos psicológicos danosos não procuram um psicólogo relatando não serem ‘malucos’. Um equivocado preconceito evita a população de procurar um psicólogo e tomar medidas profiláticas e medidas psicoterapêuticas.

O pesquisador cardiologista da Universidade de Harvard, Dr. Herbert Benson, autor do livro Medicina Espiritual, relata em pesquisas conduzidas por ele que, em média, 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas, caso as pessoas usassem sua capacidade mental para combater naturalmente tensões que são causadoras de problemas físicos.

Mas infelizmente, esse quadro apontado pelo Dr. Herbert Benson continua a aumentar e o preconceito contra as psicoterapias ainda permanece o mesmo. Poucas pessoas procuram por psicoterapia, mesmo quando conscientes de que precisam. Dessa forma, só criam uma bola de neve cada vez maior para o seu problema que pode desembocar num a doença orgânica em alguns casos.

Talvez o grande reclame dos psicoterapeutas sobre mercado saturado esteja na explicação sobre a forma de a população estabelecer relações com o próprio corpo: sempre observando o corpo como portador de uma doença que se localiza somente no organismo, sem interferências psicológicas. O que via ciência sabemos ser um equívoco.

Assim os pacientes evitam entender as influências psicológicas para os transtornos orgânicos e até mesmo evitam procurá-las, sustentando uma forma de preconceito que deve ser combatida pelos psicoterapeutas e todos os profissionais da área de saúde com seus respectivos conselhos federais.

A medicina psicossomática (que estuda as influências da mente para o desenvolvimento de doenças) preocupa-se com as relações entre o biológico, o psicológico e social. Preocupa-se em entender o ser humano em suas dimensões compostas por um corpo físico, uma subjetividade singular e um contexto histórico e social onde está inserido. Nesse sentido, o adoecer é um fenômeno que deve ser entendido nessas esferas do viver humano.

Portanto, para o bem-estar integral o paciente deve compreender-se como um ser portador de uma psique e um organismo inseridos numa cultura dada de relações sociais com significados específicos. É na conexão desses fatores que se estabelece o adoecer. Dessa forma, a cura do corpo deve ser buscada com ajuda da psicoterapia naquilo que for de seu alcance teórico.

Cabe aos pacientes procurarem ajuda psicoterapêutica de maneira preventiva ou terapêutica despindo-se de preconceitos danosos e cabe aos profissionais de saúde apontarem os benefícios múltiplos da saúde psicológica para o bem estar físico da população.

Fonte:

http://www.minutopsicologia.com.br/postagens/2015/10/06/a-saude-da-mente-pode-evitar-doencas/

Fonte imagem:

Google imagens

Suco Detox de Couve com Melão e Gengibre

Suco de Couve com Melão e Gengibre. Uma boa opção de suco saudável com um excelente sabor. Então vamos aprender como preparar esse delicioso Suco de Couve com Melão e Gengibre.

Ingredientes:

2 folhas: Couve-manteiga cortada
10 gramas: Gengibre
400 gramas: Melão
3 colheres de sopa: Limão galego suco
1/2 unidade: Pepino japonês
150 mililitros: Água gelada


Modo de preparo:

Higienize as couves, o gengibre, o melão, os limões e o pepino, tire os talos grossos da couve, pique-a (deu um copo americano), fatie o gengibre (1 colher de sopa), descasque o melão e corte em pequenos cubos, extraia o suco dos limões e corte o pepino com casca em pequenos cubos. Reserve.
Bata no liquidificador todos ingredientes, incluindo a água muito gelada e 4 cubos de gelo.
Sirva o suco em seguida sem coar, adoce a seu gosto e consuma de imediato.

Obs. Os sucos de frutas naturais após prontos perdem rapidamente os seus nutrientes.

Valores nutricionais por porção:

Açúcar: 16,4 g Alpha-caroteno: 32 μg
Beta-caroteno: 5.429 μg Cálcio: 48,9 mg
Calorias: 100,3 kcal Carboidratos: 23,7 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 1,3 mg
Fibras totais: 2,8 g Fósforo: 49,3 mg
Gorduras: 0,8 g Gorduras monoinsaturadas: 0,1 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,3 g Gorduras saturadas: 0,2 g
Magnésio: 40,4 mg Niacina: 1,9 mg
Potássio: 715,3 mg Proteína: 2,7 g
Selênio: 2,9 μg Sódio: 42,2 mg
Vitamina A: 9.086,5 IU Vitamina C: 102,8 mg
Vitamina E: 1 g Vitamina K: 127,6 μg

Fonte:

http://www.tudodemusculacao.com.br/suco-detox-de-couve-com-melao-e-gengibre/

Os 11 Segredos Para Emagrecer Sem Sofrer

Saiba Todos os Segredos para Emagrecer com Saúde. Estar acima do peso o torna mais suscetível a doenças de estilo de vida, tais como diabetes, hipertensão e outros problemas cardíacos. Se você quiser fazer a diferença e acabar com o excesso de peso e vestir roupas que você ama, então aqui esta a solução dos seus problemas.

E para seguir com o raciocínio, os tratamentos massantemente ofertados também não parecem muito animadores. dieta e exercícios físicos, regados com muito sofrimento disfarçado sob a “bela” indicação de que para se ter sucesso é necessário esforço e força de vontade em calma que isso vai acaba hoje quando você ver esse vídeo http://drrocha.com.br/emagreca-com-o-dr-rocha-t2/?ref=O3321523U
vai muda sua vida.

A obesidade e sobrepeso são assuntos abordado com frequência em todas as mídias imagináveis: TV, internet, redes sociais, revistas, rádio etc. Isso acontece porque a obesidade e sobrepeso estão sendo tratados como uma das mais preocupantes doenças crônicas da atualidade aqui vamos mostra que você pode emagrecer sem precisar fica o dia todo nas academia ou fazendo dietas malucas.



1. Adicione, não subtraia : Tente adicionar alimentos à sua dieta ao invés de subtrai-los.
Adicione alimentos saudáveis que você gosta, como cerejas, uvas suculentas, sanduíches naturais ou os legumes da sua preferência. Coloque suas frutas favoritas no seu café da manhã, coma com cereais matinais e adicione legumes em sopas, ensopados e molhos.

Acrescentar realmente funciona, tirar nunca é bom. Lembre-se apenas de manter a atenção nas calorias totais. E não se esqueça de acrescentar alguma atividade física. Não precisa exagerar, atividades como fazer alguns movimentos de dança antes do jantar, fazer uma caminhada rápida à pé, sair para passear com o cachorro e andar de patins já ajudam muito. E eles podem ser feitos em apenas dez minutos.

2. Esqueça a ideia de “ir à academia ; Se a palavra “academia” a aborrece, então você pode evitá-la. Talvez o truque para desfrutar de um treino pode ser nunca chamá-lo de “ir à academia”.

Queimar calorias e fortalecer os músculos podem ser alcançados andando de bicicleta, cuidando do jardim, fazendo caminhadas, lavando o carro, jogando frisbee, perseguindo o cão ao redor do quintal, brincando com as crianças, correndo, dançando, levantando uns pesos, carregando as compras, etc.

Existem várias modalidades de exercícios. Experimente uma, mude para outra, troque outra vez e quantas vezes forem necessárias até encontrar a que lhe dá prazer. As tentativas já contam como atividade física e dificilmente você não encontrará uma que lhe agrade. Talvez você ainda não tenha experimentado o suficiente.

3. Caminhadas : Uma caminhada de dez minutos ainda é uma caminhada. Colocar uma música mais agitada enquanto caminha ajuda a acelerar o passo, até mesmo sem perceber que está fazendo um exercício mais puxado. Tente contar sua frequência cardíaca antes de iniciar a caminhada e logo após o término.

Se você fizer três caminhadas de 10 minutos por dia, no final do dia são trinta minutos de exercícios.


4. Trocar alimentos calóricos pelas versões menos calóricas : Um picolé preparado com leite, por exemplo, tem mais calorias que um picolé de frutas sem leite. Uma pizza sabor quatro queijos tem mais calorias que uma pizza de rúcula com tomate seco e queijo branco. Usar azeite extra-virgem em vez de catchup ou molhos para saladas é uma boa alternativa.

Alimentos com mais fibras também ajudam a absorver menos gordura. A fibra faz você se sentir satisfeita por mais tempo, por isso, quando você preparar uma pizza para a família, adicione uma xícara de farinha de trigo integral na sua massa no lugar da farinha branca.

Tente não beber líquidos durante as refeições. Se não conseguir, ao menos dê preferência aos produtos diet ou light.

5. Beba água ; Um pouco de água antes de uma refeição (30 minutos a uma hora antes) e você não vai se sentir tão faminta.

6. Divida o prato com alguém em um restaurante : Peça um prato e divida com o seu companheiro, com uma amiga ou uma colega de trabalho. Se ficarem com fome, aí sim peça uma segunda opção. Muitas vezes, você vai ver que até o segundo prato chegar a fome já foi embora. Aí, da próxima vez, será mais fácil ficar só com o primeiro pedido.

Dividir a sobremesa também corta metade das calorias ingeridas!

7. Tonifique os músculos : A maioria das pessoas gosta de assistir televisão. Então, porque não conciliar este hábito com alguns exercícios?

Pedale em uma bicicleta ergométrica ou faça uns minutos de esteira enquanto vê televisão. Associe essas atividades com o levantamento de pesos – sem exagerar no peso, caso não tenha a orientação de algum profissional especializado. Tente dançar uma música quando você sintonizar no seu programa de música favorito. Coloque um DVD de exercícios, você pode se sentir motivada a fazer alguma atividade física vendo os professores na tela.

Não importa exatamente o que você faz, o que interessa é ficar mais ativo. O ideal é fazer pelo menos 15 minutos sem intervalos, mas se você ficar realmente absorto, pode até durar mais tempo se exercitando.

8. O tamanho interessa : Servir as refeições em pratos grandes faz você acreditar que está se privando de alimentos. Por outro lado, servir a mesma porção em um prato pequeno dá a ideia oposta.

Comer menos sem se sentir privada de um prazer faz toda a diferença na perda de peso.

Tente usar pratos, tigelas, xícaras e colheres menores. Por exemplo, tente saborear uma taça de sorvete com uma colher de bebê. Não só o prazer dura mais tempo, como também o seu corpo tem tempo para registrar a comida que você comeu, aumentando a sensação de saciedade.

9. Comemos mais quando estamos entediadas ou prestando atenção em outra coisa enquanto mastigamos : Mantenha-se ocupada com coisas que nada têm a ver com comida. Se você pensou em comer agora, tente fazer alguma coisa antes. Pode ser qualquer coisa não relacionada à comida. Algo que prenda a sua atenção é melhor ainda.

A mesa é o local recomendado para comer, enquanto a TV funciona como distração. Quando sentamos à mesa, tornamo-nos mais conscientes de que estamos comendo.

10. Perca hoje, mantenha amanhã : Seja paciente. Perder peso leva tempo, porque mudar hábitos não é algo simples. Só assim você vai conseguir manter por mais tempo o peso que perdeu.

Trabalhe a sua auto-confiança, cultive a paciência e a cooperação. Atividades físicas como ioga, pilates e tai chi chuan ajudam no reequilíbrio interno. O trabalho da respiração associado à prática de uma atividade física ajuda a equilibrar as emoções. Pessoas centradas conseguem manter o peso que perderam por mais tempo.

11. Quando falamos em EMAGRECIMENTO logo pensamos em SOFRIMENTO, alimentos sem sabor, gastar horas suando em academias e em dietas malucas. Recentemente eu conheci o incrível trabalho de um médico que vai CONTRA tudo que você já ouviu falar sobre perda de peso.

Preciso confessar para você que eu quase caí da cadeira quando eu li e assisti os depoimentos das alunas desse médico. Alunas que emagreceram 5kg à 9kg em poucas semanas, sem sofrer e o melhor, comendo comidas DELICIOSAS.

Parece bom demais para ser verdade, não?

Com mais de 10 anos de experiência em perda de peso, metabolismo e obesidade, o Dr. Patrick Rocha, mais conhecido nos meios de comunicação por Dr. Rocha, se tornou uma referencia nacional quando o assunto é emagrecimento saudável e sem sofrimento.

Ele é responsável pelo emagrecimento de mais de 7 mil mulheres ao redor do Brasil e do Mundo, e hoje eu quero apresentar ele para VOCÊ.

Fonte:

http://www.tudodemusculacao.com.br/os-11-segredos-para-emagrecer-sem-sofrer/

sexta-feira

Estudo mostra que bom humor melhora a saúde e a inteligência

Um bebê engoliu uma bala calibre 22. Chorando, a mãe corre à farmácia. "O que devo fazer?" E o farmacêutico responde: "Dê a ele um frasco de óleo de rícino, mas não o aponte para ninguém".
Achar essa piada engraçada depende de mais variáveis do que provavelmente você possa supor. Depende de uma compreensão cultural comum das propriedades técnicas do óleo de rícino. Como muitas piadas e qualquer aluno do quarto ano pode comprovar, depende de sua delicadeza em relação às funções corporais. De forma menos óbvia, o senso de humor também depende da sua idade, gênero, QI, inclinação política, grau de extroversão e da saúde do seu circuito de recompensa de dopamina.

Se você acha toda essa análise pouco engraçada, [o escritor norte-americano] E.B. White estaria com certeza lhe apoiaria. Ele escreveu um dia que desmontar piadas é como dissecar sapos: poucas pessoas se interessam e o paciente sempre morre no final.

Felizmente, o neurocientista cognitivo Scott Weems não tem medo de parecer sem graça. O humor merece um estudo acadêmico sério, ele argumenta em seu livro, "Ha! The Science of When We Laugh and Why" (Há! A ciência de quando rimos e por quê, em tradução livre), porque produz vislumbres de como nosso cérebro processa um mundo complexo e como isso, por sua vez, nos transforma em quem somos.

Mais tempo rindo


Embora animais riam, os humanos passam mais tempo rindo do que exibindo qualquer outra emoção. Porém, o que confere a algumas pessoas um senso de humor melhor do que o de outros? Sem surpresa, os extrovertidos costumam rir mais e produzir mais piadas; contudo, em testes que medem a capacidade de escrever legendas de charges, as pessoas mais neuróticas, agressivas, manipuladoras e dogmáticas eram as mais engraçadas. Como diz o velho ditado, os melhores humoristas são tristes.

Talvez, escreve Weems, as pessoas infelizes são "mais propensas do que as outras a falar de forma desajeitada ou não aceitável socialmente para fazer uma boa piada". Ou como pessoas de Aristóteles a Gertrude Stein ressaltaram, a infelicidade pode gerar a criatividade, e as melhores piadas exigem ginástica intelectual e uma observação astuta da natureza humana.

Analisar o humor às vezes exige dissecar piadas. Weems desmonta as piadas da "compreensão" em três componentes básicos: construção (examinar conhecimento relevante, experiência e expectativas), avaliação (descartar nossos erros e expectativas errôneas) e resolução (chegar a uma conclusão satisfatória e muitas vezes surpreendente). Veja como seu cérebro rapidamente faz essas três coisas ao ler o seguinte título merecedor de ser citado pelo apresentador Jay Leno: "Doutor testemunha em julgamento de cavalo".

Para Weems, essas três etapas são as mesmas que usamos para solucionar problemas diários, quer logísticos, interpessoais ou existenciais.

Segundo ele, "interpretar nosso mundo é um evento criativo". Em sua raiz, as piadas têm a ver com conflitos e "detectar erros é a forma pela qual nossos cérebros transformam conflitos em recompensas". Sem essa capacidade, não seríamos capazes de tomar decisões, aprender novos truques ou nos darmos bem com os outros.

Fonte:

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/22/estudo-mostra-que-bom-humor-melhora-a-saude-e-a-inteligencia.htm

Fonte imagem:
http://midiaboom.com.br/artigos-de-colaboradores/marketing-com-bom-humor-pode-ser-o-remedio/